Na última quinta-feira, dia 29, em uma reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba (ACII), representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Campus Pontal apresentaram o projeto de criação do curso de Medicina na instituição, detalhando os aspectos técnicos e a importância institucional das entidades em geral.
De imediato, receberam o apoio ao projeto por todas as entidades ali representadas, incluindo a própria ACII, CDL, Sindicomércio, FIEMG, SEBRAE, Sindicato Rural, Sindicato dos Contabilistas, OAB, Rotary, Alami, Câmara Municipal, entre outras que serão contatadas e convidadas a participar do projeto, o qual precisa ser apresentado ao MEC dentro de 120 dias.
O presidente da ACII, Maurício Garvil, afirmou que este é um avanço histórico para Ituiutaba e toda a região. “É momento de agradecer a todos que iniciaram esta luta há alguns anos, e chegou o momento propício para retomar esta iniciativa. A ACII está confiante e buscando o apoio das organizações representantes da sociedade civil. É a prova de que aqueles que realmente querem trabalhar para Ituiutaba sempre acreditaram, e neste momento, todos unidos, demonstramos força e interesse em ver este sonho realizado”, disse.
Há algum tempo, a reitoria, técnicos da UFU e representantes de Ituiutaba foram ao Ministério da Educação (MEC) em Brasília para se atualizarem quanto ao processo de criação do curso de Medicina. Foi informado que o governo federal havia concedido autorização prévia para retomada dos trabalhos com este objetivo, com a anuência da Reitoria da UFU-Pontal.