No último sábado, 1° de março, um detento do Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, foi baleado por policiais penais após um confronto. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o incidente ocorreu quando os policiais descobriram o homem produzindo uma lâmina de escova de dentes dentro de sua cela.
De acordo com relatos dos policiais, durante uma ronda de rotina, ouviram o som de raspagem vindo da cela do detento. Ao investigarem, descobriram que ele estava fabricando uma lâmina utilizando o cabo de uma escova de dentes. Apesar das ordens para entregar o objeto, o detento se recusou e resistiu à intervenção dos policiais.
Ao abrir as grades da cela, o detento jogou a escova de dentes no chão e atacou um dos policiais com uma barra de ferro que escondia em suas roupas. Diante da ameaça, os policiais precisaram recorrer ao uso de uma espingarda com munição de impacto controlado. Apesar de atingido, o detento continuou as agressões, o que levou os policiais a utilizar mais duas vezes a munição de impacto para contê-lo.
Mesmo após ser alvejado com munição não letal, o detento persistiu com as agressões contra os policiais, exigindo esforços para contê-lo. Após o confronto, o detento foi encaminhado para receber atendimento médico e posteriormente retornou à unidade prisional.