Fórum destaca o Brasil como potência agroambiental e promove debate sobre sustentabilidade em Araguari

O deputado federal Zé Vitor, idealizador e apoiador do Fórum, destacou a importância da união para fortalecer o setor

Imagem: Divulgação

Realizado em Araguari (MG) pelo Instituto Mineiro de Agronegócio Sustentável (IMAS) e pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região Ltda (Coocacer), o Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação reuniu líderes do setor para discutir o papel do Brasil como protagonista na economia verde mundial.

O evento, que teve início na quinta-feira, 29 de março, abordou temas como sustentabilidade educacional, ambiental, social, econômica e de governança.

Destacando o Projeto Café Sustentável, realizado em parceria com o deputado federal Zé Vitor (PL-MG), o Fórum buscou promover soluções sustentáveis por meio da tecnologia e da inovação.

Durante a abertura, o reitor do Imepac e presidente do Hospital Sagrada Família, José Julio Lafayette, ressaltou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade no agronegócio.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) destacou o protagonismo feminino na produção de cafés especiais e a importância do cooperativismo para fortalecer o setor.

O Secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, enfatizou as ações do estado em prol do agronegócio.

O deputado federal Pedro Lupion (PP), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, ressaltou a necessidade de valorizar os produtores.O deputado federal Zé Vitor, idealizador e apoiador do Fórum, destacou a importância da união para fortalecer o setor.

O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro, enfatizou a importância das práticas sustentáveis na produção.O prefeito de Araguari, Renato Carvalho, ressaltou a importância de leis que incentivem a economia e preservem o meio ambiente.

O deputado estadual Raul Belém (CIDADANIA -MG) destacou a viabilidade econômica da produção responsável.Os participantes também conheceram iniciativas de sustentabilidade da Região do Cerrado Mineiro, como o Consórcio Cerrado das Águas e o Viveiro de Atitude.

A Embrapa apresentou seu trabalho sobre emissões de gases de efeito estufa no agronegócio brasileiro.O evento encerrou com a apresentação de ações municipais de sustentabilidade e a entrega do Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente pela Prefeitura de Araguari.

A Diretora Executiva da Coocacer e do IMAS, Eliane Cristina Barbosa, destacou que os resultados do Fórum serão apresentados na Fenicafé com metas para o desenvolvimento sustentável.

A segunda edição do Fórum foi anunciada para 2025.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile