O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou hoje (5) que o fortalecimento de acordos comerciais com países vizinhos e o estímulo à indústria por meio da digitalização e desburocratização estão entre as prioridades econômicas atuais do governo.
Durante a abertura do 1º Encontro Nacional da Indústria e Serviços, sediado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Alckmin ressaltou a importância de revitalizar as relações comerciais na América do Sul, citando o recente acordo do Mercosul com Singapura e os esforços em direção a um acordo com a União Europeia.
“O presidente Lula recomeçou a inserção do Brasil no mercado global começando pelos vizinhos, aqui pela América do Sul”, afirmou Alckmin. Ele destacou a ampliação do Mercosul com a adesão da Bolívia e os esforços para fortalecer o comércio intrarregional na região.
Alckmin também enfatizou a falta de litígios comerciais do Brasil como uma vantagem e destacou o momento de “muita liquidez” no mundo, o que pode atrair mais investimentos para o país.
Além disso, o vice-presidente mencionou conquistas do primeiro ano de governo, como a queda da inflação e do dólar, e ressaltou a importância de metas como a sustentabilidade e a redução do custo de capital.
Josué Gomes, presidente da Fiesp, endossou a necessidade de uma transição energética e a promoção da Indústria de Transformação como ferramentas para combater as mudanças climáticas e as desigualdades sociais, destacando o papel crucial que a indústria pode desempenhar no crescimento econômico do país.