Na última quarta-feira (6), o deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG) assumiu a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. Com um total de 13 votos, Prado sucede o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) no comando do colegiado. Os demais cargos, referentes às vice-presidências, serão definidos na próxima semana.
Weliton Prado, 48 anos, traz consigo uma vasta experiência política. Antes de se tornar deputado federal pelo quarto mandato consecutivo, ele ocupou o cargo de vereador em sua cidade natal, Uberlândia (MG), e foi deputado estadual em Minas Gerais por duas vezes. Sua trajetória na política começou como líder do movimento estudantil e, na Câmara dos Deputados, destaca-se por sua atuação em defesa dos direitos trabalhistas, previdenciários e na área da saúde, com foco especial em questões relacionadas ao câncer. Em 2014, teve um papel fundamental como relator do Orçamento da União.
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, criada em 2015, desempenha um papel fundamental na promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência. Além de tratar de diversas matérias relacionadas ao tema, recebe e analisa denúncias sobre violações de direitos, acompanha pesquisas e estudos científicos voltados para a melhoria das condições de vida dessas pessoas.
Entre suas atribuições, a comissão colabora com entidades não governamentais, tanto nacionais quanto internacionais, que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Também acompanha ações realizadas por instituições multilaterais, Estados estrangeiros e organizações internacionais não governamentais na área da tutela da pessoa com deficiência, além de monitorar as atividades dos conselhos de direitos das pessoas com deficiência em todas as esferas governamentais.