A partir de segunda-feira, 11, uma nova onda de calor deve atingir parte do Brasil. Segundo o Climatempo, em alguns estados os termômetros poderão marcar até 5º graus acima da média desta época do ano.
O fenômeno El Niño, caracterizado pelo aumento persistente da superfície do Oceano Pacífico, é o responsável por esse aumento de temperatura. El Niño também causou a forte onda de calor que atingiu Minas Gerais em setembro de 2023.
Segundo a professora de climatologia do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares (IFMG-GV), Daniela Martins Cunha, em entrevista para o jornal Estado de Minas, o epicentro desta onda de calor será uma região conhecida como Chaco Paraguaio, que compreende área do Paraguai e da Argentina.
Portanto, as regiões mais próximas às divisas com Paraguai e Argentina devem sofrer mais os impactos. O oeste do Paraná, de Santa Catarina, o Sul do Mato Grosso do Sul e o Oeste de São Paulo devem ser as regiões brasileiras que mais sentirão esta onda.
E o Triângulo Mineiro?
Segundo o Climatempo, o Triângulo Mineiro deverá registrar aumento nas temperaturas entre os dias 11 a 15 de março. O previsto é que os termômetros marquem de 3 a 5º graus acima da média desta época do ano, mas não em dias consecutivos.
Porém, segundo a Organização Metereológica Mundial, para se considerar uma onda de calor é necessário acréscimo de 5º graus ou mais acima da média em dias consecutivos, o que não deve ocorrer no Triângulo Mineiro. Portanto, mesmo que não seja considerada uma onda de calor, pode preparar o ventilador, ar-condicionado e a água para se hidratar, porque a temperatura vai subir.