O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta segunda-feira (11), em todo o Brasil e no Triângulo Mineiro, uma semana de mutirão de reabilitação profissional em seis superintendências regionais. O objetivo é reduzir a fila de segurados que aguardam avaliação socioprofissional.
Com cerca de 37 mil segurados aguardando atendimento, foram disponibilizadas 4.773 vagas para o mutirão, distribuídas nas regiões de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Distrito Federal.
Durante o mutirão, as equipes das superintendências regionais entrarão em contato diretamente com os segurados, eliminando a necessidade de agendamento prévio.
Os segurados considerados aptos ao programa de reabilitação profissional receberão atendimento personalizado, envolvendo especialistas do INSS, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.
O serviço de reabilitação profissional do INSS pode ser solicitado por meio de perícia médica, requerimento espontâneo ou, em casos extremos, pela Justiça Federal. Durante o programa de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício por incapacidade temporária.
O INSS destacou que o serviço de reabilitação profissional é um programa completo, que inclui desde a avaliação inicial até o acompanhamento durante o processo de recuperação e retorno ao mercado de trabalho. Além disso, o INSS mantém acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para garantir a reabilitação física dos beneficiários.