Esta é a segunda vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita Minas Gerais desde o início de seu terceiro mandato, desta vez a visita é no Triângulo Mineiro. A visita dele é para a inauguração de um complexo de produção de fertilizantes na no município de Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro.
Acompanhado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), Lula participará da cerimônia de inauguração deste novo empreendimento que visa impulsionar a produção de fertilizantes no país.
O complexo terá capacidade para adicionar cerca de 1 milhão de toneladas de fertilizantes de fosfato anualmente ao setor do agronegócio brasileiro, representando 15% do total de fertilizantes utilizados. Com a produção local, a dependência de importações será reduzida, fortalecendo a soberania nacional na área agrícola. A planta é do grupo EuroChem, líder mundial na produção de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, presente no Brasil desde 2016.