Deputado Federal Zé Vitor defende produtores de leite e cobra ações imediatas do Governo Federal

Mais de 7 mil pessoas, incluindo produtores, representantes de sindicatos rurais, cooperativas e líderes políticos, participaram do encontro

Imagem: Ilustração

O deputado federal Zé Vitor (PL-MG) destacou a defesa dos produtores de leite durante o evento “Minas Grita Pelo Leite”, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) no Expominas, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (18). Mais de 7 mil pessoas, incluindo produtores, representantes de sindicatos rurais, cooperativas e líderes políticos, participaram do encontro, que visa exigir medidas de proteção para os produtores rurais do país.

O evento é uma resposta às importações de leite em pó do Mercosul, que têm ameaçado o mercado interno brasileiro, levando alguns produtores de Minas Gerais a abandonar a atividade leiteira devido à competição desigual. O deputado Zé Vitor ressaltou a importância econômica e social da atividade leiteira, afirmando que o Brasil não pode negligenciar esse setor. Ele está articulando ações imediatas junto ao Governo Federal para enfrentar esse desafio, enfatizando a necessidade de uma política de apoio e crédito justo para os produtores.

Entre as principais demandas do movimento estão a suspensão das importações do Mercosul ou a implementação de medidas compensatórias, um Plano Nacional de Renegociação de Dívidas para os produtores de leite, a inclusão permanente do leite nos programas sociais do governo federal e o reforço na fiscalização relacionada ao Decreto 11.732/2023, que trata das alíquotas do leite e derivados.

Além disso, durante o evento, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou uma medida de proteção para os produtores locais, retirando as empresas importadoras de leite em pó do Regime Especial de Tributação. Com essa medida, as empresas passarão a pagar o ICMS de 18% no momento da comercialização dos produtos importados, buscando equilibrar o mercado e proteger a produção local de leite.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile