O ex-jogador Daniel Alves, condenado a quatro anos e meio por estupro, foi libertado da prisão hoje. Ele estava detido desde janeiro do ano passado.
A saída de Daniel ocorreu após o pagamento de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,5 milhões) de fiança.
A Justiça espanhola concedeu a liberdade provisória ao ex-lateral impondo medidas cautelares e outras condições. Além disso, ele deve comparecer a uma audiência semanalmente, às sextas-feiras.
Daniel Alves permanecerá em uma mansão que adquiriu enquanto jogava no Barcelona, nos arredores da cidade espanhola. Seus passaportes, espanhol e brasileiro, já foram entregues às autoridades, o que o impede de deixar o país. Além disso, ele não pode se aproximar a menos de mil metros da vítima ou ter qualquer contato com ela.
O ex-atleta foi condenado por estuprar uma mulher no banheiro da boate Sutton, em Barcelona, em 31 de dezembro de 2022.
A libertação de Daniel Alves coincidiu com protestos do lado de fora da prisão, mas por um motivo diferente. O assassinato de uma cozinheira na cadeia de Tarragona gerou uma série de manifestações dos funcionários prisionais na Espanha nas últimas semanas. A polícia catalã teve que intervir para acalmar os ânimos na entrada do Brians 2 e garantir a saída de Daniel Alves.