Nesta segunda-feira, dia 1º de abril, o Governo de Minas inaugura o maior evento esportivo-escolar do país: os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) de 2024. Ao longo dos meses de abril a agosto deste ano, mais de 40 mil estudantes-atletas, com idades entre 12 e 17 anos, provenientes de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado, participarão desta emocionante competição.
A edição deste ano bateu o recorde de inscrições, com a participação de 842 municípios mineiros, o que representa um envolvimento de 98% das cidades do estado nos jogos. Este número é o mais alto desde 2019, evidenciando a importância do evento para a promoção do esporte em Minas Gerais, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).
“A adesão maciça ao Jemg já o torna um campeão este ano. Este evento esportivo conquistou o coração dos mineiros, e sua alta participação demonstra o impacto dos Jogos Escolares de Minas Gerais na promoção do esporte em nosso estado”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. “Como política pública, o Jemg reforça a importância do esporte para a saúde, autoestima, inclusão social e formação integral dos mineiros”, complementa Jucá.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, enfatiza que “o expressivo número de participantes demonstra o compromisso contínuo e a relevância para o Estado de Minas em promover o esporte educativo e oferecer oportunidades para que os jovens desenvolvam seus talentos e habilidades atléticas”.
O Jemg é dividido em etapas microrregional, regional e estadual. A fase microrregional está agendada para acontecer entre 1º de abril e 26 de maio, abrangendo 54 sedes distribuídas em várias regiões de Minas Gerais.
Os vencedores das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez na fase microrregional avançam para a etapa regional, enquanto os campeões da etapa regional garantem vaga na etapa estadual.
Na fase estadual, os estudantes-atletas competirão em diversas modalidades esportivas, individuais e coletivas, como atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, entre outras. Além disso, o Jemg também promove a inclusão por meio da etapa estadual paralímpica, que oferece competições em modalidades adaptadas para atletas com deficiência, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a diversidade e inclusão.
Os estudantes-atletas, divididos em dois módulos, podem participar se tiverem entre 12 e 17 anos. O Módulo I é destinado aos nascidos nos anos de 2010, 2011 e 2012, enquanto o Módulo II é para os nascidos em 2007, 2008 e 2009.
O Jemg 2024 é uma porta de entrada para os representantes de Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares. A execução técnica do evento é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).