Casal de Uberlândia adota três irmãos em apenas quatro meses através da Busca Ativa

Em entrevista ao portal Terra, o casal Daniel Costa, 33 anos, e Vinícius Alves, 34 anos, de Uberlândia (MG), relata como a Busca Ativa possibilitou a rápida adoção de três irmãos negros.

Casal de Uberlândia (MG) encontrou três irmãos para adoção através da busca ativaFoto: Arquivo pessoal.

O casal, que já estava habilitado para adoção, buscava por crianças de até dez anos, sem restrição quanto ao sexo ou cor da pele, e estava disposto a acolher irmãos. Essa abertura possibilitou a rápida concretização da adoção.

Em outubro de 2021, Daniel e Vinicius conheceram os três irmãos por meio de um grupo de WhatsApp autorizado pelo Judiciário, que divulga perfis de crianças em busca de um lar. O trio de irmãos é do Rio de Janeiro. Mesmo assim, a distância não foi empecilho para o casal em sua busca pela adoção.

A aproximação e adoção ocorreu após a autorização do juiz, em outubro de 2021. Em dezembro, passaram férias juntos. Os irmãos, então, voltaram para o Rio de Janeiro e, em fevereiro de 2022, finalmente foram para Uberlândia para morar com seus novos pais.

A importância da Busca Ativa

Para Daniel Costa, é um mecanismo essencial para reduzir o tempo de espera na fila de adoção e encontrar famílias para crianças que não se encaixam nos perfis mais procurados.

Daniel também destaca a necessidade de ampliar a discussão sobre a adoção no Brasil, conscientizando a sociedade sobre a realidade das crianças em abrigos e a importância da acolher perfis diversos.

A entrevista completa com o casal pode ser conferida no portal Terra.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile