A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO-MG) deflagrou nesta manhã de quarta-feira, 03, a Operação Ciconia em Uberaba, com o objetivo de reprimir uma organização criminosa especializada em furtos de veículos no município.
A operação envolve o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba/MG.
As investigações tiveram início em meados de 2023, após informações das polícias Militar e Civil indicarem atividades de uma quadrilha especializada em furtos de automóveis, principalmente os transportados em caminhões-cegonha, em vias marginais a rodovias locais.
Durante as investigações, foram identificados autores e veículos utilizados nos furtos, comprovando que a quadrilha também visava automóveis estacionados em pátios de supermercados ou em vias públicas.
Um dos alvos já era conhecido pela polícia devido a furtos anteriores e foi preso em flagrante no último crime ocorrido em 21/03/2024, quando estava sob monitoramento com tornozeleira eletrônica.
Estima-se que os prejuízos causados pela quadrilha ultrapassem R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Os suspeitos são investigados por furto, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e associação criminosa, crimes que podem resultar em penas superiores a vinte anos de reclusão.
A FICCO, coordenada pela Polícia Federal, é composta pelas polícias Civil, Militar e Penal de Minas Gerais, atuando de forma integrada no combate ao crime organizado.