A Feira do Agronegócio de Uberlândia (FEMEC) de 2024 encerrou suas atividades com um saldo positivo, demonstrando sua força em um contexto desafiador para o setor. A presença maciça de políticos de renome, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, o vice-governador de Minas Gerais Matheus Simões e o governador de Goiás Ronaldo Caiado, destacou a relevância do evento não apenas regionalmente, mas também nacionalmente.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Veritá revelou números promissores, mesmo diante de adversidades. Embora 37,6% dos expositores tenham relatado uma redução de até 20% nos valores de seus produtos em comparação com 2023, e 2% tenham indicado uma queda de até 50%, o volume de negócios se manteve estável em relação ao ano anterior.
Embora o valor negociado na feira tenha sido estimado em 120 milhões a menos, totalizando 2.28 bilhões, o pós-venda apresentou um aumento significativo, alcançando 3.2 bilhões, superando os 5 bilhões de 2023 para 5.4 bilhões. Esse resultado surpreendente foi atribuído à persistência dos produtores e expositores, apesar dos desafios climáticos que afetaram o ciclo de plantio, especialmente da soja.
A pesquisa também revelou a satisfação dos participantes em relação à organização e estrutura da feira. Surpreendentes 93,6% dos produtores, expositores e visitantes avaliaram como ótima ou boa a estrutura da FEMEC, destacando a organização e limpeza do evento. Além disso, 97,3% afirmaram que pretendem participar da próxima edição em 2025, e 70,6% consideraram a FEMEC 2024 melhor que a anterior, em 2023.
Dos expositores entrevistados, 95,5% destacaram a importância da participação na FEMEC 2024, enquanto 77,6% afirmaram que a maioria das negociações ocorre após o evento. Por sua vez, 75,6% dos expositores afirmaram que a FEMEC atendeu às suas expectativas.
Os produtores, representando cerca de 63% dos participantes de outros municípios e estados, também expressaram sua satisfação com a feira. Surpreendentes 99% deles recomendariam a FEMEC para um amigo, enquanto 95% elogiaram o horário da feira, a variedade de expositores e o atendimento recebido. Assim, a FEMEC 2024 comprova que a feira é a maior do agro de Minas Gerais.
O Regionalzão fez uma ampla cobertura da feira, trazendo os principais destaques de cada dia. Acesse a aba de notícias da FEMEC e veja o que foi notícia durante esses cindo dias de feira.