Uma pauta importante para os municípios mineiros ganha espaço no 1º Simpósio Estadual de Meio Ambiente e Saneamento Básico, que acontece no dia 15 de abril, às 13h, no Castelli Hall em Uberlândia (MG). Uma das palestrantes é a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo.
O evento é realizado pela Ademinas – Associação de Desenvolvimento de Minas Gerais, com apoio da Solos Solution e organização do apoio da Castelli. Voltado para lideranças políticas, secretários de Meio Ambiente, gestores responsáveis por abastecimento público de água e tratamento de efluentes, técnicos e consultores ambientais, tem como objetivo discutir o futuro do saneamento em Minas.
Outra palestrante confirmada é Thaianne Resende, Diretora do Departamento de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Secretária Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental substituta.
Idealizado pelo deputado estadual João Junior (PMN), o Simpósio vem para trazer alternativas diante das dificuldades que os municípios enfrentam para lidar com projetos de saneamento e tratamento de afluentes. “É uma prioridade do nosso mandato. Cuidar do meio ambiente é um princípio universal e vamos focar muito nisso nisso. Temos grandes presenças confirmadas, acredito que essa troca de ideias será positiva para encontrarmos soluções,” ressalta.
Além de João Junior, também participam como palestrantes o deputado federal Zé Vitor (PL-MG) e o deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB-MG).
Para Zé Vitor, a união entre os agentes do setor de meio ambiente é fundamental para que as políticas públicas e estratégias governamentais na área avancem ainda mais. “Os desafios não são poucos, mas iniciativas como essa estimulam a inovação e novas abordagens para lidarmos de maneira mais eficaz para garantirmos saneamento básico nos municípios que necessitam,” afirma.
Como explica o deputado Leonídio Bouças, Minas ocupa a terceira posição no ranking de melhores estados do país em saneamento básico, segundo o IBGE. “Esse é o resultado de um trabalho mútuo entre o estado e os municípios, mas precisamos implantar novas ações para que água e esgoto tratados cheguem a localidades mais distantes da área urbana. Afinal, saneamento básico é questão de saúde pública,” concluiu.
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Para se inscrever gratuitamente no 1º Simpósio Estadual de Meio Ambiente e Saneamento Básico, basta acessar o link: https://www.sympla.com.br/1-simposio-estadual-de-meio-ambiente-e-saneamento-basico__2398585