Banco Central lança moeda comemorativa de cinco reais

Livro da primeira Constituição e prédio do Congresso Nacional estão representados na moeda em comemoração aos 200 anos da primeira constituição do Brasil. Pela primeira vez, houve aplicação de cor em uma moeda de prata

Neste ano, o Brasil celebra o bicentenário da sua primeira Constituição, promulgada em 1824 pelo imperador D. Pedro I. Para marcar essa ocasião especial, o Banco Central (BC) emitiu uma moeda de prata comemorativa.

“Com o lançamento desta moeda, o BC presta uma homenagem ao Poder Legislativo, comemorando os 200 anos da primeira Constituição, que deu origem à Câmara dos Deputados e ao Senado”, destaca Rodrigo Teixeira, Diretor de Administração.

Na frente da moeda, é exibido o livro da primeira Constituição brasileira aberto, suas páginas apresentadas em cor sépia, simbolizando a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito evocam a maneira como o livro foi redigido há duas décadas. Esta é a primeira vez que o uso de cor é empregado em uma moeda de prata no Brasil.

No verso, temos o Congresso Nacional, ícone do Poder Legislativo. O edifício do Congresso, composto por duas cúpulas, uma voltada para cima e outra para baixo, representa o modelo bicameral do Poder Legislativo, proposto desde a primeira Carta Magna do Brasil, com as duas Câmaras, de deputados e senadores, formando a Assembleia Geral.

A moeda tem uma tiragem inicial de três mil unidades, com valor de face de R$5,00. A venda será realizada pelo Clube da Medalha, mantido pela Casa da Moeda do Brasil.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile