A entrada de um Projeto de Lei na Câmara Municipal que altera o nome de um prédio público de Ituiutaba gerou polêmica desde a última terça-feira, dia 16. Entenda o caso conforme a linha do tempo abaixo:
2018
A alteração do nome do tradicional Ginásio Romão teve início em 2018, quando a juíza Alessandra Leão Medeiros Parente condenou a Prefeitura de Ituiutaba a substituir o nome de Romel Anísio Jorge (Romão) do Ginásio, sob pena de multa diária. O pedido foi feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) devido à irregularidade de homenagear pessoas vivas, especialmente no caso de pessoas públicas como Romão, que era ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-deputado federal.
2021
A mudança foi concluída em 2021, quando o Ginásio Poliesportivo Municipal teve seu nome alterado após decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A alteração foi cumprida pelo então prefeito, Fued Dib, através de um Projeto de Lei que tramitou na própria Casa de Leis.
2024
O Ginásio Poliesportivo Municipal passou por obras de reforma em sua estrutura e está prestes a ser reinaugurado. Diante da novidade, o vereador Pedrinho RCG, filiado ao Avante, decidiu apresentar um Projeto de Lei que propõe uma nova alteração no nome do prédio público. Desta vez, o objetivo é homenagear a pessoa falecida, José Antônio Janones, pai do deputado federal André Janones, propondo que o ginásio seja chamado de Ginásio Municipal José Antônio Janones.
Polêmica
Antes mesmo do texto ser apreciado pelos vereadores em reunião ordinária, o projeto viralizou e gerou grande polêmica, com pessoas defendendo que o local continue se chamando Ginásio Romão em defesa do histórico político do ex-deputado, nome anteriormente retirado por decisão judicial.
Por outro lado, algumas pessoas estão defendendo a homenagem ao pai do deputado federal André Janones, que teve trajetória de vida ligada à família e à caridade, também como forma de homenagear a família do parlamentar que tem destinado grande volume de recursos de emenda parlamentar ao município nos últimos anos.
Protesto
Conforme informações compartilhadas em grupos do WhatsApp, um “ato em defesa ao Ginásio Romão” será realizado na próxima segunda-feira, dia 22, às 9h, na Câmara Municipal.