BR-365: Governo e concessionária definem a recuperação do trecho entre Uberlândia e Patrocínio como prioridade

O plano de ação apresentado pela concessionária EPR Triângulo, aprovado pelo Governo de Minas, estabeleceu o prazo de 31 de maio para a conclusão de uma série de etapas

Foto: Agência Minas

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), reuniu-se nesta segunda-feira (22/4) com a EPR Triângulo para discutir as condições das rodovias sob concessão no Triângulo Mineiro e definir prazos para obras de melhorias. A reunião foi solicitada pelo vice-governador Professor Mateus na última sexta-feira (19/4).

Entre as prioridades, está a recuperação completa de 120 quilômetros da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio.

O vice-governador destacou a importância das concessões para a melhoria das estradas e garantiu que o governo está comprometido em garantir que todos os contratos sejam cumpridos integralmente para manter as rodovias em bom estado de conservação. Até 31 de maio, o compromisso é revisar 100% dos mais de 600 quilômetros de rodovias concedidas, incluindo troca de revestimento, fresagem e repavimentação de quase todo o trecho da concessão.

Para a BR-365, 20 equipes estarão de prontidão para realizar fresagem, sinalização e outros reparos. O mesmo prazo (até 30/4) foi definido para a restauração de 39 quilômetros da BR-452 (Uberlândia-Araxá), 59 quilômetros da MG-190, 16 quilômetros da LMG-782 (Nova Ponte-Planura) e 15 quilômetros da MGC-462 (Patrocínio-Perdizes). A entrega das demais extensões está programada para o final de maio.

O contrato de concessão, assinado em novembro de 2022, tem validade de 30 anos. No primeiro ano, a empresa deve cuidar da manutenção das estradas, incluindo limpeza de vegetação, correções no pavimento, drenagem das vias e revitalização da sinalização para aumentar a segurança viária.

O contrato prevê um investimento total de R$ 3,2 bilhões para duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e ajustes em pontes e viadutos, com início previsto para o terceiro ano de trabalho. Outros R$ 2,6 bilhões serão destinados a serviços operacionais aos usuários, como socorro mecânico, ambulâncias de resgate, caminhões para combate a incêndios, bases de apoio e um centro de controle operacional. Desde que começou a operar, a concessionária realizou mais de 17 mil atendimentos na região.

O processo licitatório para o Contrato de Concessão nº 003/2022 (Lote 1 – Triângulo Mineiro) seguiu todos os ritos legais e foi reconhecido pelo Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais por sua transparência e competitividade. O Governo de Minas Gerais afirmou que eventuais questionamentos dos órgãos de controle, inclusive na esfera judicial, são legítimos e serão prontamente respondidos para assegurar a lisura do processo.

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