Após o Fantástico exibir detalhes da rotina do idoso conhecido como “Tio Paulo” e sua sobrinha, Erika, que está presa por vilipêndio de cadáver, o caso ganhou mais atenção. O programa mostrou a casa onde o idoso vivia com a sobrinha e detalhes da relação entre eles, incluindo o quarto improvisado onde ele vivia antes de morrer.
A família de Erika defendeu a inocência da suspeita, destacando que ela não precisava desse dinheiro, pois nunca precisou roubar ou enganar ninguém para criar seus cinco filhos. Segundo eles, o dinheiro do empréstimo era para reformar o cômodo onde o idoso vivia após complicações na mobilidade e na saúde.
Entretanto, tanto o delegado do caso quanto o médico legista acreditam que Paulo chegou vivo no shopping, onde foi levado para assinar o empréstimo. O irmão de Erika e o motorista de aplicativo que fez a viagem afirmaram que Paulo estava vivo neste momento, embora não em condições normais.
Para o delegado, Erika tem responsabilidade sobre o caso, pois teria percebido que o idoso estava em seus últimos momentos de vida e tentou retirar o dinheiro do banco, considerando essa a última chance de obtê-lo.
Além disso, a família apresentou laudos psiquiátricos de Erika com pedidos médicos de internação em 2022 e 2023, sugerindo problemas de saúde mental. Erika permanece presa no Presídio de Benfica, enquanto Paulo foi enterrado no último sábado em Campo Grande, com a presença de parentes da sobrinha.