Uberlândia: Prefeitura inicia Plano de Implantação e Capacitação da Metodologia BIM para obras públicas

A tecnologia BIM, por meio de ferramentas digitais, reúne todas as informações relacionadas à construção de obras, aprimorando práticas de criação de projetos e execução

Foto: Prefeitura de Uberlândia

Reafirmando o compromisso de modernizar continuamente a prestação de serviços à população, o prefeito Odelmo Leão anunciou nesta segunda-feira (22) o início da implantação do Plano de Capacitação e Implementação da Metodologia “Building Information Modeling” (BIM – em tradução livre: Modelagem de Informação da Construção) na Prefeitura de Uberlândia. O anúncio foi feito durante um evento na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal.

Recomendada pela Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133), a tecnologia BIM aprimora as práticas de criação de projetos e execução de obras públicas. A metodologia BIM é moderna e inovadora, reunindo, por meio de ferramentas digitais, todas as informações referentes à construção, tornando os projetos mais eficientes e auxiliando na criação de espaços públicos mais inteligentes, resilientes e acessíveis.

Além de proporcionar mais transparência nos processos licitatórios e maior precisão no planejamento, a BIM também gera maior confiabilidade nos cronogramas e orçamentos, reduzindo resíduos sólidos da construção civil, custos e prazos para conclusão. Além disso, traz sustentabilidade, melhora a transparência e aumenta a produtividade e a qualidade das obras públicas.

Com o início do Plano de Implantação e Capacitação da Metodologia no município, a Prefeitura de Uberlândia reforça a preparação para, em breve, estar entre as primeiras cidades do país a receber projetos de obras em BIM. Em agosto de 2023, por meio do Decreto Municipal nº 20.536, foi instituído o Comitê Gestor de Monitoramento e Utilização da Plataforma BIM, que busca gerenciar e monitorar a utilização da plataforma na execução de obras e serviços de engenharia.

A metodologia BIM já é usada no Brasil no setor privado. Em 2020, o Governo Federal emitiu o “decreto BIM” (Decreto nº 10.306/2020), que determina o uso obrigatório da metodologia BIM – com implementação gradual – para a execução de obras e serviços de engenharia realizados, direta ou indiretamente, pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile