A quarta onda de calor do ano está em vigor no Brasil e deve persistir até a próxima semana. As temperaturas acima da média devem continuar até a próxima quinta-feira (2) e vão atingir cidades do Triângulo Mineiro como Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba, com registros de calor intenso e clima seco. As temperaturas podem atingir ou ultrapassar 35ºC.
Segundo a Climatempo, essa onda de calor ocorre por causa de uma área de alta pressão na parte média da atmosfera, que mantém o ar seco e quente, resultando no aumento das temperaturas. Isso impede que frentes frias cheguem ao Sudeste, contribuindo para o tempo seco e o calor extremo.
A formação de uma onda de calor tem como principais componentes massas de ar quente e seco e bloqueios atmosféricos. Massas de ar quente e seco se tornam mais intensas ao encontrar um bloqueio atmosférico, que consiste em circulações de vento na alta atmosfera que impedem a passagem de frentes frias.
Quando as frentes frias tentam se mover, mas encontram um bloqueio, elas são desviadas para o oceano. Isso fortalece a massa de ar quente sobre o continente, dando origem à onda de calor.
Esta quarta onda de calor do ano é um exemplo claro dos efeitos das altas temperaturas e dos padrões climáticos resultantes de bloqueios atmosféricos. Se procura informações sobre condições meteorológicas extremas e calor intenso no Brasil, fique atento a esta nova onda de calor.