Golpe do leilão falso faz vítimas em Uberlândia e seis suspeitos são presos

Os crimes cibernéticos teriam sido cometidos em cidades do Triângulo Mineiro, como Frutal e Uberlândia, e no Paraná, em Curitiba e Rolândia.

Avenida Rondon Pacheco em UberlândiaFoto: Adelino Júnior/Regionalzão

A cidade de Uberlândia não está imune ao golpe do leilão falso, que já fez vítimas em diversas regiões do país. Na manhã desta terça-feira (30/04), seis pessoas foram presas suspeitas de participar da fraude na cidade.

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), dois mandados de prisão foram cumpridos em Curitiba e os outros quatro em São Paulo (SP).

Conforme a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a organização criminosa atuava criando sites falsos de leilões online. As vítimas acreditavam estar arrematando veículos a preços vantajosos, quando na verdade os automóveis nem sequer existiam.

Modus Operandi e Alerta para Consumidores

Os golpistas geralmente criavam sites com layouts profissionais e simulavam leilões de veículos com preços abaixo do mercado. As vítimas eram atraídas pelas ofertas e entravam em contato com os falsos vendedores, que solicitavam o pagamento antecipado para “garantir” o veículo.

Após receber o pagamento, os golpistas sumiam sem entregar o carro e bloqueavam o contato com as vítimas.

A PCMG alerta os consumidores para que tomem cuidado ao realizar compras online, especialmente de veículos. É importante verificar a procedência do site, pesquisar sobre a empresa e o veículo, e nunca realizar pagamentos antecipados sem antes ter visto o carro pessoalmente.

Prisões e Investigações em Andamento

A operação policial que resultou na prisão dos seis suspeitos foi realizada pela PCMG em conjunto com a Polícia Militar. Os presos foram encaminhados para o sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

As investigações continuam em andamento para identificar outros membros da organização criminosa e recuperar o dinheiro das vítimas.

Para se proteger do golpe do leilão falso, é importante:

  • Comprar apenas de empresas idôneas e com boa reputação no mercado.
  • Verificar se o site do leilão possui certificado de segurança.
  • Pesquisar sobre o veículo que deseja comprar.
  • Nunca realizar pagamentos antecipados.
  • Exigir nota fiscal e contrato de compra e venda.
  • Em caso de dúvidas, procurar o Procon ou a Polícia Civil.

A PCMG reforça a importância da denúncia de crimes. Se você for vítima ou tiver informações sobre o golpe do leilão falso, procure uma delegacia de polícia ou ligue para o Disque Denúncia 181.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile