Uma idosa de 96 anos sorriu, agradeceu e aplaudiu os socorristas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) após ser resgatada de uma área alagada no Rio Grande do Sul no último domingo, 5 de maio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a idosa foi retirada de sua casa em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, onde as enchentes causaram grande destruição. Vídeos do resgate mostram os socorristas e voluntários puxando um barco com a idosa sentada em uma cadeira de rodas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais enviou ao Rio Grande do Sul 28 militares para ajudar nas operações de busca e salvamento. A região sofreu com fortes temporais, resultando em cidades totalmente alagadas, rios transbordando, diversas mortes e um grande número de pessoas desabrigadas e desalojadas. Além dos bombeiros, também foi enviada a aeronave Arcanjo 06, que tem Uberaba como base.
O Serviço Social Autônomo (Servas) e a Defesa Civil de Minas Gerais lançaram uma campanha para arrecadar doações para as comunidades afetadas no Rio Grande do Sul. Entre os itens essenciais que estão sendo solicitados estão água mineral, cobertores, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Doações em dinheiro também podem ser feitas ao Programa de Proteção Emergencial do Servas, utilizando a chave PIX: ppe@servas.org.br.
As forças de Minas Gerais enviaram recursos significativos para apoiar o Rio Grande do Sul. Veja os detalhes do apoio:
Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)
- Dois helicópteros para operações de resgate, sendo um deles equipado com visão noturna.
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)
- 28 bombeiros militares especializados em busca e salvamento em enchentes, inundações e grandes desastres.
- Três viaturas de salvamento.
- Um caminhão para transporte de materiais e equipamentos logísticos.
- Um veículo apropriado para a condução de dois cães de busca.
Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)
- Um avião Cesna Caravan, com capacidade para transportar até nove passageiros, podendo também transportar equipamentos e pacientes feridos em longas distâncias.
- Um helicóptero Esquilo, operado em parceria com o CBMMG, capaz de realizar resgates e transportar feridos.
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG)
- Quatro agentes da Defesa Civil de Minas Gerais.
- 370 colchões para atender às necessidades dos desabrigados.