A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira o adiamento dos jogos das equipes do Rio Grande do Sul por um período de 20 dias. Na Série A do Brasileirão, o estado tem Grêmio, Internacional e Juventude entre os clubes afetados pela decisão. A medida também se aplica a outras competições organizadas pela entidade.
O Rio Grande do Sul está sofrendo com as fortes chuvas da semana passada. Segundo o último boletim da Defesa Civil, há 90 mortos, 131 desaparecidos, 362 feridos e 204,3 mil pessoas desabrigadas. Ao todo, 397 dos 497 municípios do estado relataram algum problema decorrente das enchentes.
Na sexta-feira, os três clubes gaúchos, por meio da Federação Gaúcha de Futebol, solicitaram o adiamento das partidas por 20 dias. Apesar da pressão para adiar toda a 6ª rodada do Brasileirão, a CBF manteve o andamento do campeonato sem a participação das equipes gaúchas.
Jogos do Brasileirão Adiados:
- 11/05 – Atlético-MG x Grêmio (6ª rodada)
- 13/05 – Inter x Juventude (6ª rodada)
- 19/05 – Grêmio x Bragantino (7ª rodada)
- 19/05 – Cuiabá x Inter (7ª rodada)
- 19/05 – Fluminense x Juventude (7ª rodada)
- 25/05 – Inter x São Paulo (8ª rodada)
- 26/05 – Juventude x Vitória (8ª rodada)
- A definir – Flamengo x Grêmio (8ª rodada)
Jogos da Copa do Brasil Adiados:
- 10/05 – Inter x Juventude (3ª fase Copa do Brasil – ida)
- 22/05 – Grêmio x Operário (3ª fase Copa do Brasil – volta)
- 22/05 – Juventude x Inter (3ª fase Copa do Brasil – volta)
A decisão também vale para os clubes gaúchos que disputam as Séries C e D do Brasileirão, bem como as três divisões do Brasileirão Feminino, Brasileiro Masculino Sub-20 e Brasileiro Feminino Sub-20. Como não há times gaúchos na Série B, essa competição não foi afetada.
As competições internacionais também sentiram o impacto. A Conmebol adiou a partida entre Grêmio e Huachipato, no Chile, pela Libertadores, e entre Internacional e Real Tomayapo, na Bolívia, pela Sul-Americana. Os clubes aguardam que a mesma medida seja tomada para as próximas rodadas.
O Grêmio e o Internacional foram fortemente afetados pela enchente histórica no Rio Grande do Sul. Os gramados da Arena do Grêmio e do Beira-Rio ficaram alagados no fim de semana. Os centros de treinamento, CT da Arena e CT do Parque Gigante, também foram completamente inundados, impossibilitando os treinos.
Em Caxias do Sul, o Juventude conseguiu retomar os treinamentos, mas enfrenta problemas logísticos. Com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, o time terá dificuldade para viajar para jogos fora de casa e para receber adversários no Alfredo Jaconi.