Durante a visita do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, à Uberlândia, a deputada Dandara (PT/MG) entregou um ofício solicitando a inclusão da Unidade Armazenadora de Uberlândia como ponto estratégico de armazenamento de arroz, em resposta à medida de importação excepcional de arroz adotada pelo governo federal através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Dandara destacou a importância de garantir o abastecimento de alimentos a preços justos para a população, especialmente diante do iminente desabastecimento de arroz e da elevação de preços causados por eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul.
“A população brasileira não pode ser penalizada diante do iminente desabastecimento de arroz no país e, inclusive, elevação de preços, por conta dos eventos climáticos extremos ocorridos no RS. Vou trabalhar junto ao governo federal para que a gente garanta na mesa do povo brasileiro alimento com preço justo e compatível com sua renda.”, disse a deputada.
Dandara ressaltou ainda a importância estratégica da Unidade Armazenadora de Uberlândia, considerada a segunda maior do Brasil, e criticou a desativação das unidades armazenadoras de alimentos da Conab pelo governo anterior.
Ela destacou que o retorno das atividades dessas unidades é fundamental para garantir o preço mínimo do produto, a renda do agricultor e regular o abastecimento interno para reduzir as variações de preços.
A deputada enfatizou que a Conab é crucial para o abastecimento dos produtos básicos da população de baixa renda e para assegurar uma política de segurança alimentar e nutricional séria.
Além da solicitação ao Ministro, Dandara participou da entrega de mais de cinco toneladas de alimentos essenciais, provenientes dos Produtos Agrícolas Colhidos com Apoio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, junto às Cooperativas Coopertang, Coopercampra, Copersagra e Cooperaf.
A deputada enfatizou o compromisso do MDA e do seu mandato com o combate à fome, destacando que essa ação contribuirá para garantir que os alimentos cheguem à mesa de quem mais precisa.