Comitiva de Uberaba participa de missão ao primeiro geoparque brasileiro reconhecido pela Unesco

A comitiva é formada por representantes do Sebrae Minas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeitura e Câmara Municipal de Uberaba

Imagem: Divulgação

Com o objetivo de fazer uma imersão no modelo de gestão do primeiro geoparque chancelado pela Unesco nas Américas, um grupo de representantes do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes partiu na última segunda-feira (13/5) rumo ao Geopark Araripe, no Ceará.

A comitiva é formada por representantes do Sebrae Minas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeitura e Câmara Municipal de Uberaba.

A missão técnica é uma das iniciativas do convênio firmado entre Sebrae Minas e Prefeitura Municipal de Uberaba para potencializar e promover iniciativas que impulsionam o turismo, a valorização da identidade regional e o desenvolvimento econômico local sustentável.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer vários geossítios espalhados pelos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. A região possui abundância de fósseis, alguns com até 150 milhões de anos, reconhecidos mundialmente pela preservação.

Termo de Colaboração

Durante a viagem, a comitiva se reuniu com integrantes da equipe administrativa do Geopark Araripe e da gestão da Universidade Regional do Cariri (URCA). No encontro foi assinado um Termo de Colaboração entre os Geoparques Araripe e Uberaba. O intuito é compartilhar estratégias de gestão, implementação de projetos e compartilhamento de experiências tendo em vista o desenvolvimento territorial.

“Por muitos anos, Araripe foi o único geoparque no Brasil, e desenvolveu modelos interessantes de atuação. Uberaba tem um grande potencial, e a chancela da Unesco trouxe uma oportunidade gigantesca de movimentar a economia e transformar o nosso território”, afirma o gerente do Sebrae Minas da Regional Triângulo, William Brito.

A diretora de Turismo, Feiras e Eventos da Prefeitura de Uberaba, Maria Aparecida Basílio, destaca a relevância da parceria do Sebrae Minas no fortalecimento do Geoparque Uberaba. “A missão técnica promovida pelo Sebrae Minas foi uma grande oportunidade de conhecermos estratégias e iniciativas que poderão ser implementadas à nossa realidade”, afirma.

Próximos passos

Uberaba recebe apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para se transformar em uma das principais rotas turísticas de Minas Gerais. A iniciativa prevê uma série de ações voltadas para estruturação de novos produtos e promoção do destino nos principais eventos e feiras de turismo do país.

Até o final de 2024, a também vai receber outros incentivos, como as ações do convênio firmado entre o Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal de Uberaba. Entre as iniciativas está a realização de capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas. Haverá ainda iniciativas voltadas para o fortalecimento da governança, por meio do apoio à Associação Geoparque Uberaba e articulação de novas parcerias públicas e privadas.

O convênio também prevê esforços para a realização da 4ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba e do Seminário de Turismo, Cultura e Gastronomia. Além disso, será criada uma estratégia de promoção do geoparque por meio do city branding.

Terra de Gigantes

O ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’ é o sexto do país e o primeiro da região Sudeste a receber reconhecimento internacional. O nome ‘Terra de Gigantes” é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros -; ao potencial agropecuário – Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu -; e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile