Nascido em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e morador de Uberlândia há quase 20 anos, Heine Allemagne, derrotou a FIFA na justiça após uma longa disputa que envolveu o spray de barreira. Agora, com a decisão final do Superior Tribunal de Justiça, Heine deve receber uma indenização milionária.
Ele tem sobrenome de aparência estrangeira, mas é de origem humilde. De acordo com entrevista concedida ao Globoesporte.com, ele foi registrado assim por escolha de seu pai, que leu um livro de sugestões de nomes no hospital e optou por Allemagne.
Heine tem quatro irmãos: dois homens, Glaucus e Jean, e duas mulheres, Urânia e Sayonara. Sem completar o ensino médio, o inventor passou por diversos empregos antes de se estabelecer como publicitário e inventor, e também já trabalhou como entregador, vendedor de jornal, entregador de panfletos, entre outros.
Heine sempre gostou de futebol e jogava como centroavante nos jogos com os amigos durante. Ele passou por dificuldades financeiras e buscou formas de mudar o cenário, foi quando ouviu o narrador Galvão Bueno comentar em uma transmissão de jogo sobre a dificuldade do juiz em manter os jogadores no lugar certo da barreira, tendo o insight para inventar o spray.
Aos 53 anos, Heine comemora o quase desfecho da batalha contra a Fifa. A Justiça confirmou que ele será ressarcido pela entidade que governa o futebol, devido à má-fé e ao uso indevido do spray.