Na última quarta-feira, 15, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se reuniu em Nova Iorque (EUA), com o CEO do Grupo Cimed, João Adibe Marques. Na ocasião, a empresa – que é a terceira maior farmacêutica do Brasil em volume de vendas – confirmou que irá ampliar suas operações no estado.
No encontro, João Adibe, que é bastante ativo nas redes sociais, ressaltou que a Cimed irá ampliar a capacidade produtiva em Minas Gerais, que já conta com duas fábricas em Pouso Alegre, no sul do estado. Além disso, outra unidade fabril será construída no estado, em local que está sob análise de sua equipe.
“Essa iniciativa reforça a nossa aliança e compromisso de longa data com o Estado de Minas Gerais, que começou há mais de duas décadas na implementação da nossa primeira planta fabril em Pouso Alegre. No ano passado, inauguramos mais uma unidade nessa mesma cidade e, agora, além de expandir a nossa estrutura já existente lá, vamos ter uma nova operação no estado em um local que será definido nos próximos dias. Essa iniciativa tem como principal objetivo trazer mais crescimento e agilidade ao nosso processo”, explicou João Adibe.
Segundo apuração do Regionalzão Notícias, a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está no radar da Cimed e surge como forte candidata a receber a nova fábrica. A estrutura da cidade, que conta com um dos maiores parques industriais de Minas Gerais, e a sua localização estratégica surgem como grandes diferenciais para atrair o investimento.
No entanto, outras localidades do estado também estão sendo analisadas pela gigante farmacêutica. A vizinha Uberaba, Araxá – terra de Zema – e a cidade de Extrema, no sul do estado e próximo à divisa com São Paulo, também estão fortes na disputa.
A nova fábrica será dedicada principalmente à produção de produtos de higiene e beleza. A produção de medicamentos seguirá em Pouso Alegre, onde a estrutura será ampliada para armazenamento de matérias-primas e também de produtos acabados.
Cimed
A empresa atua há 47 anos e, até hoje, permanece totalmente brasileira. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para cerca de 90 mil pontos de vendas atendidos diretamente, com presença em mais de 98% das farmácias brasileiras.
Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a indústria gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com mais de 26 centros de distribuição espalhados pelo país.
Somente para a fábrica inaugurada no final de 2023, foram investidos R$ 450 milhões, sendo R$ 300 milhões destinados à infraestrutura e equipamentos de nova geração.
Os recursos foram atraídos por meio de atuação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG)e sua agência vinculada Invest Minas.
*Com informações de Regionalzão Notícias e Agência Minas