A Volkswagen iniciou nesta segunda-feira (20) um período de férias coletivas em três de suas unidades no Brasil devido à interrupção na cadeia de produção provocada pela tragédia no Rio Grande do Sul. As fábricas afetadas são a Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São Carlos (SP).
As enchentes no Rio Grande do Sul, causadas por fortes temporais, resultaram na morte de mais de 150 pessoas e afetaram gravemente a produção de peças fornecidas à Volkswagen. Em comunicado divulgado na última semana, a montadora afirmou que “em função das fortes chuvas que acometem o estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho, alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado, estão impossibilitados de produzir”.
De acordo com a Volkswagen, as fábricas de Anchieta e Taubaté terão 10 dias de férias coletivas a partir de 20 de maio, enquanto a unidade de motores em São Carlos terá 11 dias de férias para parte do time de produção. A fábrica de São José dos Pinhais (PR), por outro lado, continuará operando normalmente.
A Volkswagen do Brasil expressou solidariedade às vítimas das enchentes e reforçou sua confiança na capacidade de recuperação do estado. “Nos solidarizamos com o povo sul-rio-grandense e reforçamos nossa convicção de que a reconstrução desse estado será realizada com a mesma grandeza dos gaúchos”, declarou a empresa.