A Prefeitura de Uberlândia decretou situação de emergência devido ao crescente número de casos e internações por Síndromes Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Gripal. O decreto, assinado pelo prefeito Odelmo Leão nesta terça-feira (21), visa implementar um plano de ação para melhorar o atendimento à população durante esse período.
Com o decreto, a Prefeitura poderá adotar medidas mais ágeis para garantir atendimento e serviços de qualidade. Isso inclui o pleiteio de mais recursos junto aos governos estadual e federal, contratação de mais profissionais de saúde, doação e cessão de equipamentos e bens, aquisição pública de insumos e materiais, e contratação de serviços necessários para enfrentar a atual situação. O documento terá validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades de saúde registraram um aumento de 25% nas internações por causas respiratórias, com complicações principalmente dos vírus Influenza, Sincicial Respiratório e SARS-COV-2 (causador da Covid-19). De janeiro a maio, foram notificados 61.452 casos de SRAG na cidade.
Nesta segunda-feira (20), todos os 943 leitos da Rede Municipal de Saúde estavam ocupados. As oito Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) também registraram aumento na procura pelos prontos atendimentos, com a UAI Luizote de Freitas atendendo 588 pacientes, acima da média deste ano.
O plano de ação inclui reforço de médicos e enfermeiros nos atendimentos, aumento de leitos no Centro de Internação Pediátrico, e intensificação do atendimento virtual para marcação de consultas. As SRAGs e Síndromes Gripais são caracterizadas por sinais e sintomas respiratórios, podendo ser graves em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.