Uberlândia confirmou mais uma morte por dengue nesta sexta-feira (24), elevando o total de óbitos pela doença na cidade para 11 em 2024. Segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), atualizado na mesma data, a cidade possui 13.898 casos positivos de dengue, além de outros 36 casos sob investigação.
O boletim epidemiológico também revela que Uberlândia está monitorando oito mortes suspeitas de estarem relacionadas à dengue. Em relação à chikungunya, a cidade registrou mais de 1.700 casos positivos este ano, com três óbitos confirmados. Não há, até o momento, registros de pacientes com zika vírus no município.
A situação preocupa as autoridades de saúde, que intensificam esforços para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das três doenças. A população é constantemente alertada sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito, como recipientes com água parada.
A Secretaria de Saúde de Uberlândia reforça a necessidade de colaboração da comunidade para enfrentar a crise de saúde pública. Medidas simples, como tampar caixas d’água, limpar calhas e evitar o acúmulo de lixo, podem fazer a diferença na redução dos casos de dengue, chikungunya e zika.
A SES-MG continua monitorando a situação e promete divulgar atualizações periódicas sobre o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na região.