O Corpo de Bombeiros tem registrado um grande número de ocorrências de queimadas urbanas em Ituiutaba. Os incêndios, na maioria iniciados por ação criminosa, são registrados em diversos setores da cidade.
Um dos bairros com maior incidência do problema é o Cidade Jardim, que possui grande movimentação na construção civil e muitos lotes vagos. Diante disso, diversos proprietários de terrenos optam pelo fogo para realizar a “limpeza” da área, sem se preocupar com a saúde dos moradores e animais da vizinhança.
Um dos casos foi registrado no fim da manhã do último domingo, 26, na Avenida Doutor Adriano Fonseca, entre a Rua Dico Marques e a Avenida José Romão de Oliveira. Para limpar um lote, onde será construída uma calçada, um homem ateou fogo na vegetação, causando uma grande nuvem de fumaça e fuligem nas proximidades.
O caso foi registrado e repassado à Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e da Causa Animal para a tomada das providências cabíveis.
Queimar resíduos sólidos, mato ou qualquer outro material é proibido por lei em Ituiutaba, um dos poucos municípios que conta com legislação própria para o tema. A proibição está na Lei 4.582, que também prevê penalidades como multas para os infratores. O apoio da população é fundamental, e as denúncias podem ser realizadas pelo telefone (34) 3271-8293.
O inverno já é um dos períodos mais propícios para a ocorrência de queimadas, pois faz parte da chamada época de estiagem, de abril a outubro. Com as condições climáticas dos últimos dias, é preciso ainda mais atenção com relação aos focos de incêndio. A baixa umidade relativa do ar, aliada à estiagem, aumenta o risco de queimadas na vegetação.
Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193!