Hiper ABC paga R$ 746 mil de multa após venda de sabão em pó falsificado em Uberlândia

Investigações do Procon confirmaram adulteração de produtos; valor será destinado ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor

Imagem: Reprodução

A rede de supermercados Hiper ABC foi multada em R$ 746 mil após uma investigação do órgão de defesa do consumidor comprovar que caixas de sabão em pó vendidas em uma de suas unidades em Uberlândia eram produtos falsificados.

Em nota, o supermercado afirmou que acreditava que o produto era de qualidade e desconhecia a falsificação. Com a confirmação da adulteração, a empresa retirou os produtos das prateleiras para preservar a integridade dos clientes.

A denúncia foi feita por uma consumidora que desconfiou da qualidade do produto, observando que ele “não espumava” como outros da mesma marca. Após a apreensão, os produtos foram enviados para análise, e a confirmação da adulteração aconteceu em janeiro deste ano. Outros produtos dos lotes apreendidos em dezembro foram recolhidos, totalizando quase 1,5 tonelada de produtos impróprios para consumo.

O Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado inclui quatro autos de infração referentes ao sabão em pó falsificado e outros seis autos de infração relacionados a produtos com vício de qualidade (como vencidos) e vício de informação (precificação).

O valor pago pela empresa será destinado ao Fundo Municipal de Proteção de Defesa do Consumidor de Uberlândia.

Nota da Hiper ABC na íntegra:

“A Adição Distribuição Express Ltda. adquiriu um lote de sabão em pó, acreditando se tratar de um produto autêntico e de qualidade. Infelizmente, fomos informados pelas autoridades competentes que o referido lote estava adulterado. Ao tomarmos conhecimento da situação e diante de nossa responsabilidade, prevista no art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, agimos prontamente para retirar o produto das prateleiras e colaboramos plenamente com as autoridades para esclarecer todos os detalhes desta ocorrência. Reforçamos os nossos processos de verificação e controle de qualidade dos produtos adquiridos. É importante destacar que várias outras redes supermercadistas do Estado de Minas Gerais e de todo o Brasil também foram vítimas da ação dos responsáveis pela adulteração. Esses produtos foram adquiridos de boa-fé por meio de distribuidores, o que reforça a complexidade e a abrangência da operação fraudulenta.

Sempre prezamos pela integridade e transparência em todas as nossas operações, comprometendo-nos com a qualidade e segurança dos produtos que disponibilizamos aos nossos clientes. A assinatura do TAC junto ao PROCON é um reflexo desse compromisso. Reiteramos nosso comprometimento com a excelência no atendimento e a segurança dos nossos clientes. Continuaremos a trabalhar arduamente para assegurar que incidentes como esse não voltem a ocorrer.”

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