- ANÚNCIO -

Operação conjunta resgata 16 trabalhadores em situação análoga à escravidão em MG

A ação, deflagrada no dia 3 de junho de 2024, foi motivada por denúncias que indicavam condições de trabalho degradantes na cultura do café.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Uma operação conjunta envolvendo a Polícia Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Gerência Regional do Trabalho em Uberaba, e o Ministério Público do Trabalho resgatou 16 trabalhadores em situação análoga à escravidão em municípios da região de Santa Rosa da Serra e Campos Altos, em Minas Gerais.

A ação, deflagrada no dia 3 de junho de 2024, foi motivada por denúncias que indicavam condições de trabalho degradantes na cultura do café.

A força-tarefa formada para investigar e reprimir essas práticas criminosas encontrou os trabalhadores vivendo em condições insalubres e sem acesso a direitos básicos.

Os trabalhadores, oriundos do interior da Bahia, estavam em situação de extrema vulnerabilidade, sem condições mínimas de segurança e saúde. Inspeções realizadas nas propriedades denunciadas resultaram na identificação dos responsáveis, que agora serão investigados por crimes de redução à condição análoga à de escravo, além de outras infrações trabalhistas.

Na última sexta-feira, os 16 trabalhadores resgatados receberam aproximadamente R$ 90.000,00 em verbas salariais e rescisórias. Eles também terão direito a três parcelas de seguro-desemprego e retorno garantido aos seus locais de origem. O Ministério Público do Trabalho está negociando indenizações por danos morais individuais para os trabalhadores.

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
1 Comentário
  • Em pleno século que estamos atravessandos, saber que este mal persiste com toda esta força. Éramos para estar expondo tudo oposto que antigamente ocorria e não tinha importância e fiscalização. Diante disto, o Estado no centro das atenções demonstra sua fragilidade sobre o assunto!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile