Ministro Silvio Almeida anuncia início da construção do Centro de Extensão em Direitos Humanos Madáh em Uberlândia

O nome do espaço homenageia Madalena Gordiano, resgatada de condições análogas à escravidão pela Polícia Federal e Ministério Público do Trabalho em Patos de Minas, em novembro de 2020.

Imagem: Divulgação

Nesta terça (11), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participará do lançamento do início da construção do Centro de Extensão em Direitos Humanos Madáh, às 15h, na sala de Conselhos da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Durante o evento, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a UFU e a União, representada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), para promover a Política Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo.

Esse acordo incluirá o Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo e o Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo.

O evento contará com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira, da professora e coordenadora do programa multidisciplinar de extensão Mais Humanos da UFU, Márcia Leonora Orlandini, da deputada federal Dandara (PT/MG), Madalena Gordiano, e de representantes do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho.

O Centro de Extensão em Direitos Humanos Madáh será uma instalação pioneira entre as universidades brasileiras, dedicada ao atendimento e acolhimento de vítimas de tráfico de pessoas e de trabalho análogo à escravidão.

A deputada federal Dandara destacou a importância do projeto: “Em março, estive junto ao Pró-Reitor de Extensão e da Cultura, Hélder Eterno, e a professora Márcia Leonora Orlandini, articulando com o ministro a construção do Centro, ação pioneira no Brasil, que coloca a UFU em destaque na extensão e pesquisa universitária. Nosso estado segue liderando a lista suja do trabalho escravo no país e é preciso ações concretas para enfrentar e mudar essa realidade.”

O Centro Madáh promoverá projetos multidisciplinares voltados à formação, pesquisa e extensão para combater o trabalho escravo contemporâneo e promover a dignidade humana. O nome do espaço homenageia Madalena Gordiano, resgatada de condições análogas à escravidão pela Polícia Federal e Ministério Público do Trabalho em Patos de Minas, em novembro de 2020.

Programação

Após a assinatura do acordo e o lançamento das obras, o ministro Silvio Almeida participará da palestra “Racismo Estrutural nas Instituições de Ensino Superior”, às 16h, organizada pela UFU em parceria com o Diretório Acadêmico XXI de Abril, do curso de Direito, e com o Diretório Acadêmico de Relações Internacionais. O evento será realizado no Centro de Convivências (CC) do Campus Santa Mônica da UFU, na Avenida João Naves de Ávila, 2121.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile