Durante uma fiscalização na BR-153 em São José do Rio Preto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um caminhão baú que saiu de Minas Gerais, transportando aproximadamente 1 tonelada de queijo destinado à comercialização no município de São José do Rio Preto, em São Paulo.
A mercadoria não possuía documentação fiscal nem qualquer outra documentação que comprovasse a origem lícita do produto. Foi constatado que 920 queijos estavam sem rótulo, em total desacordo com a legislação sanitária para a comercialização desse tipo de produto. Além disso, 80 queijos apresentavam rótulo de embalagem com selo de inspeção e CNPJ de uma empresa não autorizada a comercializar produtos de origem animal.
Os produtos estavam em condições precárias de armazenamento, com moscas sobre os queijos, odor forte e materiais de uso pessoal sobre a carga, o que poderia causar sérios problemas de saúde caso fossem consumidos.
A Vigilância Sanitária de Rio Preto foi acionada e inspecionou toda a carga de queijo, confirmando as suspeitas dos policiais rodoviários federais de que o transporte estava totalmente irregular.
Todo o queijo foi condenado e destinado ao descarte apropriado, evitando que fosse consumido pela população de Rio Preto.