Na manhã desta terça-feira (18), um abalo sísmico de magnitude 4,1 foi registrado em Frutal, localizada no Triângulo Mineiro. A confirmação veio do Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília.
Minutos depois, outro tremor de magnitude 3,2 foi registrado na mesma região, conforme dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O intervalo entre os dois tremores foi de apenas 11 minutos, com o primeiro sendo sentido às 10h08 e o segundo às 10h19.
Os tremores foram sentidos por pouco mais de 10 segundos. Nas imagens, é possível ver prateleiras se movendo em estabelecimentos comerciais e uma luz estourando em uma residência devido ao tremor.
Este ano, já foram registrados 28 tremores de terra entre Frutal e Planura, com o de terça-feira sendo o mais forte até agora.
O Observatório Sismológico também forneceu esses dados. Os abalos sísmicos na região são causados pela colisão entre placas tectônicas. A pressão entre a placa Sul-Americana e a de Nazca, juntamente com a cadeia Mesoatlântica, é responsável por esses eventos.
Abalos sísmicos de até 5,0 na escala Richter são considerados de baixa magnitude.