- ANÚNCIO -

Pesquisa TV Paranaíba/Ipec indica que Bolsonaro e Lula são os “piores”cabos eleitorais em Uberlândia

Segundo pesquisa divulgada pela TV Paranaíba/Ipec, o apoio dos dois símbolos da polarização política no Brasil tende a afastar mais eleitores do que atrair. Na contramão, o apoio de Odelmo Leão, atual prefeito de Uberlândia, tende a impactar quase metade do eleitorado

Eloi Naves
Jair Bolsonaro e presidente LulaFotos: Agência Brasil / Montagem Regionalzão Notícias

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na última quarta-feira, a TV Paranaíba e o Ipec (ex-Ibope) divulgaram uma pesquisa com as intenções de votos para a corrida à prefeitura de Uberlândia – confira aqui. Porém, além destes dados, o Instituto também questionou ao eleitor uberlandense o nível de influência de demais lideranças politicas na decisão do voto para a prefeitura.

Dentre as lideranças pesquisadas, os números mostram que o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tende a afastar mais eleitores do que atrair. 37% dos entrevistados disseram que diminui a chance de votar em algum candidato indicado por ele, enquanto 30% afirmam que o apoio de Bolsonaro aumenta a chance de voto no escolhido. Para 32%, o apoio dele é irrelevante, não alterando o voto, enquanto 1% não respondeu. Portanto, o apoio do ex-presidente, que está inelegível e é investigado por uma série de crimes, não parece bom negócio em Uberlândia.

Já o apoio do presidente Lula também tende a afastar mais eleitores do que atrair, porém com menor “impacto”na decisão. Dos entrevistados, 33% afirmam que diminuiria as chances de voto em algum candidato indicado por ele, enquanto 27% dizem que as chances de voto aumentariam. para 44%, o apoio de Lula não influencia, e 1% não respondeu.

Odelmo Leão, o melhor cabo eleitoral

Na contramão de Lula e Bolsonaro, está o atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão. Dentre os entrevistados, 48% afirmaram que a indicação de Odelmo aumenta as chances de voto, enquanto para 12% tal indicação diminui. 38% disseram que não afeta na decisão, e 2% não responderam.

A pesquisa

Os dados foram extraídos da pesquisa de intenção de voto contratada pela TV Paranaíba junto ao Ipec. Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 21 a 23 de junho de 2024. A margem de erro é de 4%, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE com o número MG-07480/2024.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile