A aeronave Arcanjo 12 realizou seu primeiro voo em uma missão de Uberaba, no Triângulo Mineiro, para Ituiutaba. Um homem sofreu um infarto no trabalho e precisou ser transportado com urgência para Uberlândia, conforme publicou o Regionalzão.
Apenas voos de teste haviam sido feitos pela tripulação em Uberaba até o acionamento para o caso registrado na cidade ituiutabana.
O Arcanjo 12 é um modelo AW119Kx (Koala), monoturbina, fabricado na Filadélfia pela empresa LEONARDO S.P.A (Leonardo Helicopters). Esta aeronave é multimissão, capaz de realizar diversas tarefas, como atendimento pré-hospitalar, atendimento inter-hospitalar, salvamento de pessoas em locais de difícil acesso, transporte de tecidos e órgãos humanos, além de equipes de saúde envolvidas na captação de órgãos e apoio à força estadual de saúde.
A nova aeronave trará mais qualidade e agilidade aos atendimentos aeromédicos do Estado, tornando Minas Gerais, através do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), o maior prestador de serviço aeromédico SUS do Brasil. Confira detalhes sobre o resgate no link abaixo: