A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) promove, nesta quinta-feira (4), um treinamento de evacuação nas proximidades da Usina Hidrelétrica (UHE) Nova Ponte, no Triângulo Mineiro. A atividade, prevista para começar às 10h, faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da unidade e tem como objetivo preparar a população local para eventuais situações extremas.
O exercício contará com a participação de até 160 moradores e 85 trabalhadores das áreas vizinhas à usina. A simulação também terá o apoio da Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, e do Corpo de Bombeiros. O treinamento visa destacar as rotas de fuga, auxiliar na identificação do som das sirenes e capacitar os participantes no uso do Dispositivo Individual de Notificação (DIN), um alerta para emergências.
Neste ano, a Cemig cadastrou a população da Zona de Autossalvamento (ZAS) na região próxima à UHE Nova Ponte. A coleta de informações, realizada conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), busca identificar os moradores e comerciantes da área, além de levantar dados socioeconômicos.
“As ZAS são áreas que podem ser afetadas rapidamente em caso de emergência. A coleta de informações permite à Cemig comunicar e alertar a população de forma eficaz em situações extremas”, explica Ivan Carneiro, gerente de Planejamento Energético da Cemig.
Embora a barragem da UHE Nova Ponte esteja segura, a Cemig realiza esses treinamentos como medida preventiva. “A integridade das barragens é rigorosamente controlada, e a segurança da população é nossa prioridade”, reforça Carneiro.
O PAE, conforme exigido pela Lei Federal nº 12.334/2010, integra o projeto VAMOS (Vigilância, Alerta, Mobilização, Organização e Salvamento), que promove treinamentos e conscientização sobre a prevenção de riscos.
Ainda em 2024, a Cemig planeja realizar mais seis simulações em outras usinas do seu parque gerador, incluindo Tronqueiras, Salto Grande, Cajuru, Peti e Camargos/Itutinga.
A Cemig disponibiliza o DIN para alertar a população em casos de aumento de chuvas e risco de alagamento. O dispositivo, desenvolvido pela empresa, serve como um canal de comunicação direto entre as Defesas Civis e os moradores em áreas de risco.
A UHE Nova Ponte, em operação desde 1994, possui três unidades geradoras com uma potência instalada de 510 MW. A barragem, com 1.620 metros de comprimento e 142 metros de altura máxima, tem um reservatório de 443 km² e capacidade máxima de 13.115 hm³.