Gurinhatã, no Triângulo Mineiro, é um dos piores municípios do Brasil em qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS). O índice é realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em parceria com Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative.
Gurinhatã ocupa a posição 4.389 no ranking, com uma avaliação fraca nas categorias de “Necessidades Humanas Básicas” e “Oportunidades”. A nota total de Gurinhatã foi de 54,28. Em comparação, outras cidades do Triângulo Mineiro apresentaram as seguintes notas:
- Cachoeira Dourada: 66,15, posição 272
- Ituiutaba: 63,78, posição 676
- Monte Alegre de Minas: 63,63, posição 706
- Santa Vitória: 60,05, posição 1954
O IPS Brasil avalia o desempenho social e ambiental de todos os 5.570 municípios do país, com o objetivo de entender se os cidadãos têm o necessário para prosperar. Isso inclui desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até acesso à informação e comunicação, e tratamento igualitário, independentemente de gênero, raça ou orientação.
Para traçar um panorama completo da qualidade de vida nos municípios brasileiros, o IPS utiliza um conjunto de indicadores agrupados em três grandes dimensões:
- Necessidades Humanas Básicas
- Fundamentos do Bem-estar
- Oportunidades
Cada uma dessas dimensões é composta por 12 componentes, que respondem a perguntas orientadoras e possuem de três a seis indicadores.
Cada indicador passa por um rigoroso processo de modelagem estatística, que inclui:
- Normalização: para que os dados sejam comparáveis
- Validação: da qualidade estatística dos dados
- Definição de valores máximos e mínimos
- Atribuição de pesos: para cada indicador dentro dos componentes
O índice varia de zero (pior) a 100 (melhor) e corresponde à média simples dos índices de progresso social das três dimensões. A nota de cada dimensão é a média simples dos resultados de cada componente. Os resultados dos componentes são gerados a partir de pesos obtidos entre os indicadores por meio da Análise de Componentes Principais (ACP).
Nada haver,gurinhata e uma das melhores cidades para se viver ,saude e segurança aqui e top
Nao sei de onde esse instituto tirou isso
Parabéns, conheço de passagem uma cidade Linda
Edson Araújo vc leu oq foi avaliado?? As cidades de minas são gostosas, aconchegantes, mas em muitas delas falta oportunidades de emprego para os mais novos, saneamento básico muitas não tem e por aí, mas de beleza muitas se sobressaem.
Pela listagem mostrada acima, Ituiutaba perde longe para cachoeira dourada
Pesquisa maluca Minas Gerais tem lugar ruim de morar não só na pesquisa desses malucos
Vem para montes claros que vc vai ver
Conheço Gurinhatã, terra do Marco Aurélio…cidade maravilhosa, gente boa , genética de gado leiteiro dos melhores do país …. Esse instituto é uma palhaçada ….Marcão para vereador , vamos para cima , Brasil acima de todos …
Deve ser o mesmo instituto que disse Niterói ser a melhor. Kkkkkkkk
Não concordo , sou de Goiás e estou morando
aqui em Gurinhata desde 2015 … e a única coisa que falta aqui em Gurinhata é oportunidade de trabalho, principalmente os mais jovens, as demais avaliaçoes nada a ver… têm centenas de municípios piores…esse critério é bem duvidoso…
Não concordo com avaliação de Santa Vitória, tem uma das melhores arrecadação de Minas gerais,bons hospitais,bons supermercados ,boas creches, boas escolas, não falta empregos ,ruas asfaltadas e limpas, agricultura e pecuária PU jante, três grandes indústrias, turismo em crescimento, cidade em crescimento constante , renda per capita uma das maiores de Minas gerais!
Esse instituto deve ser manipulado peloa ptralhas.
Vcs viram de onde vem essas pesquisas, tudo de organização da Amazônia.
Pelo que vi são entidades estrangeiras que acham que denegrir a imagem dos municípios é uma coisa boa.
Mas pode apostar que são mantidas e orientadas por ongs e partidos de esquerda.
Povo doido. A cidade é maravilhosa, limpa,bem arborizada,povo bacana .
Esse tipo de reportagem deveria sofrer censura. Atrapalha e afasta turismo, investimentos, enfim , se cidade estivesse na mira de um investidor poe a perder a oportunidade e provoca o êxodo.
Cachoeira Dourada não é em Goiás?
Eu não conheço essa cidade,mas posso adiantar algo:
Eu não confio em pesquisa de fundo político.
Conheço Guriatã, meu caminho, de passagem de Barretos p/ Goiás, cidadezinha, muito tranquilo , simpática, calma, me sinto bem , até qdo estou somente de passagem por lá, tem até uma longa , pista de Cooper, ao lado da estrada na saída da cidade , e uma pequena cidade bem arrumadinha.
Sempre tem um mané culpando o PT de tudo, essa pesquisa é independente e não reflete a realidade, mesmo que fosse verdade seria ridículo expor toda uma população a isso!
Lendo alguns comentários aqui vejo que os minions gostar de associar tudo com PT, isso já é uma doença que precisa ser tratada com um psiquiatra.
Esses Minions tem q ir para um hospício,tudo deles coloca o PT,esses loucos q coloca as cidades lá embaixo.Malucos
Conheço Gurinhatã e por lá criei grandes amigos. Desonrosa essa pesquisa ao tratar uma cidade dessa forma, mesmo que sua busca fosse por condições sociais dos seus moradores. Gurinhatã tem muito a oferecer a Minas Gerais e ao Brasil. Conheço lá Wirton Damasceno, Leleu, a Dona Rita, a Deise o Gilson e tantas outras pessoas boas. Repensem ao divulgarem uma falsa pesquisa como essa.
Não desenvolve desde que nasceu atraso total conheci desde 2001 nunca mudou nada em 23 anos trabalho então passa longe
Não conheço e tb não credito, isso só mm poder ser politicagem… MG, é bem administrado… E os comentários falam totalmente contra a reportagem..isso deve ser mais um repórter sem carácter…