O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) determinou que as aulas dos cursos de graduação, referentes ao semestre 2024/1, reiniciarão no dia 5 de agosto.
A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária realizada virtualmente na tarde desta quarta-feira (10).
As atividades acadêmicas foram suspensas no dia 12 de junho devido a greves dos professores e dos técnicos administrativos da instituição.
Após diversos pontos apresentados entre os conselheiros, a data de reinício das aulas foi definida.
Na primeira rodada de votação, foram apresentadas três opções de datas: 29 de julho, 5 de agosto ou 12 de agosto.
Nenhuma das datas obteve a maioria necessária dos votos (metade mais um), o que exigiu uma segunda rodada de votação. Na deliberação final, 94 votos foram dados para o dia 5 de agosto e 49 votos para o dia 12 de agosto.
Quanto ao novo calendário acadêmico, o presidente do Consun e reitor da universidade, Valder Sttefen Júnior , informou que uma nova reunião será convocada para discutir sobre o assunto.
Para auxiliar na reestruturação do calendário, foi criada uma comissão com representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet), e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Essa comissão apresentará as demandas de cada setor e contribuirá para a reorganização das atividades acadêmicas.