Transporte público gratuito é uma tendência adotada por diversos municípios brasileiros, mas a modalidade ainda é rara em cidades com mais de cem mil habitantes. Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, completou ontem, 10 de julho, um ano do início do serviço chamado “Busão do Povo” e, recentemente, adotou outra novidade: Wi-Fi gratuito nos ônibus utilizados para o transporte da população.
Com a junção entre a gratuidade e a tecnologia, a cidade ituiutabana se tornou a primeira de Minas Gerais a fornecer, cumulativamente, esses serviços.
De acordo com a secretária de Trânsito, Transportes e Mobilidade da cidade, Jéssica Faria, a média mensal de passageiros quase triplicou após a implantação do Busão do Povo. “O transporte público registrava cerca de 38 mil passagens por mês quando o serviço era pago. Hoje, após um ano de operação, estamos com uma média mensal de quase 120 mil passagens. Ampliamos as rotas e modificamos a dinâmica do serviço com o Terminal Central, diminuindo o tempo do trajeto entre os bairros e o centro e conectando toda a cidade”, disse Jéssica Faria.
O transporte público de Ituiutaba também conta com um aplicativo de localização chamado Cittamobi, que indica aos usuários do serviço as melhores rotas e a previsão de chegada dos ônibus.
O serviço foi implantado em 2023, na gestão da prefeita Leandra Guedes e, conforme informações divulgadas no lançamento, o custeio é realizado com emendas parlamentares do deputado federal André Janones.
Arcos MG já tinha implantado isso a muito tempo, Ituiutaba não é a 1° a aderir este projeto não.
Grande merda ,fez isso só pra reeleger pra roubar mais 4 anos , fácil demais comprar a população de ituiutaba,se vende até por show na exposição
Uberlândia já tem. Tem até carregador
Uberlândia já tem,mais não é de graça ” Entre ASPAS ”.
Cada um vota em quem quer. A nossa prefeita vai ganhar de novo, se Deus quiser.!!! Chora oposição…
Vocês não precisa de transporte público gratuito, pois vocês são rações, tem carrão da hora! Não precisa,certo!!