O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a previsão de crescimento de médio prazo da economia brasileira de 2% para 2,5% ao ano. A nova estimativa foi divulgada no relatório anual do organismo sobre o Brasil, publicado nesta quinta-feira (11).
Em maio, o FMI já havia anunciado que aumentaria a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país, após uma avaliação da economia brasileira realizada por técnicos do Fundo entre os dias 15 e 27 daquele mês.
O relatório ressalta que a atividade econômica no Brasil tem mostrado um crescimento constante e superado as expectativas. Entre as medidas positivas para a economia no médio prazo, o documento destaca a reforma tributária sobre o consumo e o plano de transformação ecológica.
O FMI também menciona que a agenda de crescimento sustentável e inclusiva, juntamente com as reformas que favorecem o ambiente de negócios, impulsionam o crescimento econômico. Outros pontos citados são a redução do desmatamento, o avanço na criação da Taxonomia Sustentável Brasileira, a nova estrutura para o mercado de carbono e a emissão do primeiro título verde no mercado internacional.