A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), em parceria com a M&L Produções, organiza a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada neste final de semana, de 19 a 21 de julho, na pista do Arena Race, em Uberlândia-MG.
Pilotos de todo o país estão a caminho do Triângulo Mineiro para participar da competição, que vale pontos para o ranking nacional.
Na sexta-feira, 19, das 9h às 12h, os portões estarão abertos gratuitamente ao público para assistir aos treinos.
As classificatórias começam às 14h. No sábado, 20, a partir das 9h, acontecem a 3ª, 4ª e 5ª baterias classificatórias, com término previsto para 21h.
No domingo, 21, os portões abrem às 9h, com a 6ª bateria classificatória iniciando logo em seguida. O chaveamento mata-mata terá início às 13h, e a premiação está marcada para as 18h.
Os ingressos para os dias 20 e 21 estão à venda e podem ser adquiridos pelo site: https://arrancadabrasil.com/event/3o-etapa-brasileiro-uberlandia-mg/.
Crianças até 12 anos, acompanhadas por responsáveis, têm entrada gratuita.
O Campeonato Brasileiro de Arrancada é disputado em quatro etapas. A primeira ocorreu em março, na pista Velopark, em Nova Santa Rita (RS), e a segunda, em maio, na pista Dragway, em Toledo (PR).
“Agora estamos de volta a Uberlândia para realizar a terceira etapa, na pista do Arena Race, que possui infraestrutura profissional e atende aos requisitos de segurança da CBA”, disse Fábio Félix Pascoal, presidente da Comissão Nacional da Arrancada da CBA.
Segundo Pascoal, a pista de Uberlândia foi reformada, agora de concreto, melhorando a performance dos pilotos.
A expectativa é reunir cerca de 120 pilotos de diversos estados e milhares de fãs.
“Teremos 24 categorias nacionais e 2 locais, e esperamos novos recordes de pista, como no ano passado”, acrescentou Pascoal.
Entre os destaques de 2023 estão Fabiano “THE RED CARBON” Pinto, na Categoria Força Livre Traseira, com 4s760 em 201 metros, Sergio “Sapinho” Ganga, na Força Livre Dianteira, com 4s781, e Marcio Valmor Julio, na Categoria Traseira Turbo A, com 4s855.
“Estamos contando com esses pilotos novamente para essa etapa de Uberlândia”, disse Pascoal.
A categoria Dragster Júnior, que envolve jovens pilotos, também promete surpresas.
Samuel Alves de Paula e Isabella Pedroso foram destaques no ano passado, com novos recordes nacionais em suas categorias.
A arrancada é uma competição em que automóveis e motocicletas completam um trajeto reto e nivelado no menor tempo possível, partindo da imobilidade.
A velocidade dos carros pode chegar a 300 km/h em apenas 201 metros. O recorde atual do Campeonato Brasileiro de Arrancada é do GM Camaro de Jader Krolow, com 4s072 a 300 km/h.