- ANÚNCIO -

Guia do câmbio automático: precisa ou não trocar o óleo?

Manutenção essencial para um câmbio automático confiável.

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Não há dúvida da praticidade do câmbio automático no dia a dia dos motoristas, principalmente para uso urbano. Além de facilitar a condução do veículo, o sistema de transmissão automático é projetado em sintonia com toda a mecânica do carro, tornando a direção mais segura. No entanto, isso também pode representar um risco.

Como não há troca de marchas, o motorista menos atento pode até esquecer que o câmbio automático precisa de manutenção. Mas, afinal, a troca do óleo do sistema de transmissão automática é necessária?

Para responder a essa pergunta, nossa equipe conversou com Danilo Lima, proprietário da Máxxima Serviços Automotivos em Ituiutaba, MG, uma empresa especializada em troca de óleo.

O sistema de transmissão é composto por engrenagens e outros componentes que estão em constante atrito. Portanto, a lubrificação é essencial. “Quando o nível do óleo está baixo, o atrito entre os componentes internos aumenta. Consequentemente, a temperatura do sistema, que já trabalha em alta, sobe ainda mais, o que é extremamente danoso ao veículo”, explica Danilo.

Normalmente, a troca de óleo do câmbio automático é especificada no manual do proprietário de cada veículo, que indica a quilometragem e o tipo de óleo a ser usado. Contudo, alguns veículos não trazem tal especificação. Ainda assim, a revisão é necessária.

“Pode haver algum vazamento ou contaminação do óleo por agentes externos, o que prejudica sua performance. O ideal é que um mecânico especializado verifique as condições de todo o sistema, avaliando se a troca é necessária ou não. Em alguns casos, pode haver uma filtragem e reaproveitamento do óleo, retirando apenas as impurezas”, afirma Danilo.

Danilo Lima ainda reforça que a prevenção é o melhor caminho: “Prevenir é melhor que remediar. A transmissão é um dos principais sistemas do veículo e, quando há um problema, o reparo geralmente é caro. A manutenção preventiva com uma equipe especializada, que entenda o funcionamento, evita essas dores de cabeça.”

A Máxxima Serviços Automotivos está localizada na Avenida Minas Gerais com Rua 12-A, número 793, sentido Martminas, em Ituiutaba. O telefone para agendamento é (34) 3268-1500.

Compartilhe este artigo
14 Comentários
  • Vocês deveriam fazer uma matéria conversando com às concessionárias sobre todos os carros que ela fabrica exemplo a Toyota ai sim a resposta seria confiável

  • Tenho um Nissan Kicks 1.6 DIRET automático CVT.
    No manual fala para “verificar” o nível e o estado do óleo com 100 mil km.
    Pois bem, com 60 mil km realizei a troca do óleo e do filtro externo. Para minha surpresa o óleo estava muito escuro e com características de velho (espumando ao cair no reservatório de coleta). Agora farei as trocas com 40 mil km.
    Obs- uso normal estrada/cidade 40%/60%.

  • Tenho um Jetta 1 4 turbo e fui na concessionária VW Relato para me informar sobre troca de óleo do câmbio e me disseram que não troca o óleo nunca e nem que eu queira eles não fazem a troca.

  • Matéria totalmente tendenciosa: Como que, em um tema tão controverso se consulta uma empresa de troca de óleo? Pra está matéria ter algum proveito seria necessário a opinião de uma montadora que fala pra não trocar o seu óleo e sua razão, e uma outra montadora que pede pra trocar o óleo, também mostrando suas razões, aí sim, teríamos condições de decidir o que fazer.

  • É tão clara quanto o sol a OBRIGATORIEDADE e não a necessidade de se trocar o óleo do câmbio.
    São peças que se articulam, giram, engrenam etc…usando óleo, que se desgasta, para isso.

  • Olá.

    Tenho um C4 lauge 2016
    No manual informam que o ÓLEO da transmissão é VITALÍCIO e não requer troca.

    Levei o carro na concessionária, informaram que o óleo da transmissão é VITALÍCIO. Não requer troca.

    O veículo está com 200.000 km. O câmbio está perfeito.

    O que devo fazer???

    Obrigado

  • Boa tarde. Tenho um Corolla e fiz a troca de óleo
    A oficina me disse que estava no limite,se não fizesse a troca poderia ter problemas com o câmbio do carro. Me falaram pra fazer outra troca quando completar 5 anos

  • De acordo com mecânicos especializados, não se troca o óleo do câmbio automático, apenas é necessário só completar o nível. Mexer no sistema pode causar mais danos no câmbio

  • Boa tarde!
    Ótima matéria, melhor ainda as dúvidas que colocaram na cabeça do leitor, pois bem, se o câmbio em 8/10 anos não deu problema,troca e veja o que acontece!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile