- ANÚNCIO -

Justiça aceita denúncia e Caporezzo se torna réu por violência política contra deputadas

Deputado estadual e ex-pré-candidato a prefeito de Uberlândia, se tornou réu na Justiça Eleitoral e responderá à ação penal

Eloi Naves
Crisitiano Caporezzo em entrevista ao Regionalzão Foto: Divulgação/Regionalzão

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na última sexta-feira, 19, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aceitou denúncia contra o deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL) pelo crime de violência de gênero contra a deputada federal Dandara (PT) e as deputadas estaduais Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves (PSOL).

Segundo a denúncia, Caporezzo cometeu crime ao publicar vídeos com cortes e montagens de vozes e imagens, além de edições de falas, com o objetivo de desinformar a população e humilhar as deputadas, que são de corrente ideológica contrária.

“(…), o ora denunciado agiu no sentido de humilhar, desprezar e ridicularizar as vítimas, notadamente por pertencerem ao gênero feminino e ante suas condições de mulheres com destacada atuação política, presente, ainda, os propósitos de gerar e intensificar engajamentos, espalhar desinformações a respeito das atividades desenvolvidas pelas vítimas e disseminar discursos de ódio e intolerância”, diz trecho da denúncia.

Ainda conforme a denúncia, Caporezzo teve o objetivo de “impedir ou dificultar o desempenho do mandato político-eletivo” das deputadas por meio de menosprezo e discriminação por serem mulheres.

Crime

O crime de violência política de gênero está previsto no Código Eleitoral desde 2021. O Ministério Público pede a condenação de Caporezzo pelo cometimento do crime previsto no artigo 326-B por sete vezes. Caso condenado por todas elas, o deputado pode pegar até 28 anos de prisão.

Posicionamento de Caporezzo

“Eu ainda não fui intimado do que está acontecendo, por isso não tenho posição formada. Acredito que deve se tratar de mais uma tentativa de utilização da máquina persecutória judicial para censurar minhas posições políticas. Infelizmente, no Brasil, tudo o que a esquerda mimizenta discorda, na cabeça doentia deles, seria crime. Querem destruir a inviolabilidade de opinião dos parlamentares conservadores e substituir por censura, repressão e cadeia. É assim que os comunistas do século XXI têm agido. Definitivamente, não irei me acovardar. Essa só é a enézima vez que tentam essa estratégia contra mim.”

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile