Uberlândia ganhará um santuário para animais silvestres, a ser construído na Fazenda do Glória, na BR-050. O projeto, que envolve um investimento de mais de R$ 230 mil, foi assegurado pelo Ministério Público Estadual (MPE) através do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (NIEA). A licitação para a contratação da empresa responsável pela obra já foi lançada.
O santuário será um anexo do Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e terá como objetivo a reabilitação de animais resgatados de situações de maus-tratos, atropelamentos e outros acidentes. A estrutura será adaptada para fornecer o cuidado necessário a esses animais, contribuindo para a preservação da fauna nativa do cerrado.
A construção do santuário é uma resposta às necessidades apontadas pelo relatório de 2021 do Fórum Econômico Mundial, que destaca a perda da biodiversidade e o colapso dos ecossistemas como grandes riscos globais. O projeto busca mitigar esses riscos e promover a conservação da biodiversidade local.