O Ministério da Educação (MEC) realizará um seminário nos dias 7 e 8 de agosto, em Brasília, com o objetivo de conhecer e avaliar as práticas adotadas pelas universidades na adequação de candidatos às políticas de cotas raciais.
O evento busca identificar mecanismos que melhorem a eficácia das ações afirmativas na reserva de vagas.
Cleber Santos Vieira, secretário substituto da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), explicou que o seminário tem dois objetivos principais: conhecer as experiências já em prática nas instituições federais de ensino superior e discutir a possibilidade de uniformizar a operação das comissões de heteroidentificação.
O primeiro momento do seminário será dedicado à apresentação de estudos que mapearam a dinâmica das comissões nas universidades.
Pró-reitores de graduação e ensino também apresentarão suas expectativas e experiências.
“O seminário é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas instituições há décadas, ouvindo suas experiências e discutindo os métodos já empregados. Teremos dados suficientes para propor encaminhamentos e documentos orientadores para o trabalho das bancas de heteroidentificação”, disse Vieira.
Ele ressaltou que todas as discussões respeitarão a autonomia das instituições de ensino, que já utilizam diversos mecanismos para implementar as políticas de cotas.
“Hoje, a operacionalização das bancas e comissões é diversa. Pretendemos alcançar padrões, sempre respeitando a autonomia das instituições federais de educação. O seminário é uma iniciativa do MEC para valorizar e respeitar esse histórico”, concluiu.
Com informações de Agência Brasil