- ANÚNCIO -

Programa da BP Bunge Reduz Incêndios em 61,7% nas unidades de Minas Gerais com tecnologia avançada

Entre 2020 e 2023, os incêndios diminuíram 61,7%, graças à implementação do programa Brigada 4.0, que utiliza tecnologias avançadas de monitoramento e combate ao fogo.

Tainá Camila
Imageem: Divulgação

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A BP Bunge Bioenergia, uma das principais empresas do setor sucroenergético brasileiro, registrou uma significativa redução no número de incêndios nas áreas próximas às suas unidades em Minas Gerais.

Entre 2020 e 2023, os incêndios diminuíram 61,7%, graças à implementação do programa Brigada 4.0, que utiliza tecnologias avançadas de monitoramento e combate ao fogo.

O programa Brigada 4.0, que conta com um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, está estruturado sobre três pilares principais: práticas preventivas, detecção rápida e combate ágil.

A iniciativa inclui um sistema de monitoramento por satélite e câmeras térmicas de alta definição que detectam rapidamente focos de incêndio e condições climáticas favoráveis à propagação do fogo.

Esses dados são monitorados 24 horas por dia pelo SmartHub, uma central de gestão integrada que utiliza recursos da indústria 4.0.

Nas áreas próximas às unidades de Ituiutaba, Itapagipe, Frutal e Santa Juliana, em Minas Gerais, a implantação do programa resultou em uma redução dos incêndios de 225 em 2020 para 86 em 2023.

A área queimada também diminuiu de 14.725 hectares para 3.670 hectares no mesmo período, uma redução de 75%.

Em um cenário mais amplo, considerando todas as unidades da BP Bunge, houve uma redução média de 78,4% das áreas queimadas por hectare e de 63,5% no número de incêndios.

Tecnologia e Sustentabilidade

O Diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia, Rogério Bremm, destaca a importância dos resultados obtidos. “Os dados mostram não apenas ganhos em excelência operacional, mas também benefícios significativos para a segurança das pessoas e o meio ambiente.
A redução dos incêndios contribui para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e preservar a biodiversidade”, explica Bremm.

A estrutura de combate a incêndios da empresa inclui 97 caminhões-bombeiro equipados com jatos de água automatizados, 16 caminhões-pipa, 12 caminhões-tanque e 1.050 colaboradores treinados como brigadistas.

A companhia também realiza campanhas de conscientização para maximizar a segurança durante o período de seca, quando o risco de incêndios é maior.

Transformação Digital e Conectividade Rural

O programa Brigada 4.0 faz parte de um projeto mais amplo de transformação digital da BP Bunge, que visa aumentar a eficiência operacional e a sustentabilidade.

A conectividade rural é um dos pilares desse processo, com a instalação de 98 torres 4G em parceria com a TIM, levando internet a 3 milhões de hectares.

Essa infraestrutura beneficia mais de 105 mil pessoas em 46 municípios, incluindo 65 escolas.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile